10 programas para seu Notebook

13/10/2012 20:23

Existem vários programas gratuitos que podem facilitar a vida de usuários de notebooks e ajudam a manter os dados mais seguros. Confira 10 programas gratuitos para você sincronizar e criptografar seus dados, conectar em pontos de acesso Wi-Fi públicos com segurança, visualizar a carga da bateria e muito mais.

10 programas gratuitos para você usar em seu notebook

BatteryBar

BatteryBar é uma boa alternativa aos medidores de bateria padrão. Ele é um utilitário que monitora e exibe informações detalhadas da bateria do seu notebook na barra de tarefas do Windows.

BatteryBar mantém o histórico de como a bateria está sendo usada em seu notebook. Essa informação é utilizada para calcular uma estimativa precisa do tempo de carga que ainda resta em sua bateria. Quanto mais você usa o programa mais precisa será a estimativa.

F.lux

F.lux é um pequeno programa gratuito que ajusta automaticamente a temperatura da cor do monitor de acordo com o horário do dia (mais quente a noite e mais fria durante o dia). Ele usa um gráfico para determinar a luminosidade necessária durante cada hora do dia e ajusta automaticamente a intensidade de luz ideal para o monitor naquele horário do dia.

TrayStatus

Se o seu notebook não tem a luz de identificação do Caps Lock e Num Lock, você pode usar o pequeno utilitário gratuito TrayStatus. Ele cria ícones na bandeja do sistema que lhe permitem visualizar rapidamente o status do Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock.

Quick Config

Se você utiliza seu notebook em vários locais, é provável que você precise alterar várias vezes ao dia a configuração de rede, impressora padrão e outras coisas do tipo. Quick Config é uma conveniente ferramenta gratuita que lhe permite criar diferentes perfis. Dessa forma você pode trocar todas as configurações com apenas um clique.

Dropbox

A maior parte dos usuários de notebooks tem um PC em casa ou no escritório. Dropbox é um software gratuito que sincroniza seus arquivos online e através de seus computadores. Isso permite que você tenha sempre uma cópia atualizada de seus dados em todos os computadores que utiliza. Portanto se seu notebook for roubado, pelo menos seus dados importantes estarão a salvo.

HotSpot Shield

Quando você usa o ponto de acesso Wi-Fi de um aeroporto, hotel e outros locais, os dados enviados através da rede sem fio podem ser capturados. Hotspot Shield é um programa gratuito que cria uma rede virtual privada (VPN) entre seu notebook e o ponto de acesso Wi-Fi.

Isso deixa sua navegação privada, anônima e criptografada. Então mesmo que alguém captures os dados, não conseguirá ler as informações.

TrueCrypt

Criptografar os dados em um notebook é essencial, pois em caso de perda ou roubo do notebook, seus dados estarão “teoricamente” invioláveis. TrueCrypt é um excelente programa de criptografia que lhe permite criar um disco criptografado que trabalha como um disco rígido normal. Ideal para você armazenar dados sensíveis.